Carregando...
22/09/2022

Parceria entre Sincades e FAESA cria a primeira iniciativa de inovação aberta do setor atacadista no Brasil

O Projeto Sincades Tech será desenvolvido ao longo de três anos, com o objetivo de criar soluções inovadoras para o setor atacadista e distribuidor

O setor atacadista é um dos grandes geradores de renda na economia capixaba com faturamento anual que supera R$ 100 bilhões. Para manter o ritmo de crescimento do segmento, nesta sexta-feira (23), representantes da academia e mercado têm um encontro marcado na FAESA, para o lançamento oficial de um projeto que é inédito no Brasil: o Sincades Tech. Desenvolvido por meio de uma parceria firmada entre a FAESA e o Sindicato do Comércio Atacadista e Distribuidor do Estado do Espírito Santo (Sincades), essa é a primeira iniciativa de inovação aberta setorial focada no setor atacadista e distribuidor do país, e vai impulsionar a pesquisa científica e a busca de soluções inovadoras, visando o desenvolvimento de novos processos, produtos, serviços e modelos de negócio para o segmento.

Com financiamento de R$ 1,5 milhão da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), serão três anos de desenvolvimento do projeto dentro da estrutura do Mov.ie, o Hub de conexão com o mercado da FAESA, e haverá diversas etapas, passando pelo fomento de discussões, pesquisas científicas, seleção de ideias, aceleração de startups e muito mais. As atividades já iniciaram com um mapeamento, em que foram levantados dados sobre o ecossistema que envolve o setor no Espírito Santo, para que fossem identificados seus principais desafios. Agora, a equipe dá início a uma série de ações junto às empresas, estudantes e profissionais especialistas na área, focadas em 5 frentes: logística, recursos humanos, marketing, tecnologia da informação e tributação.

O coordenador do projeto e assessor de Relacionamento Institucional da FAESA, Erthelvio Monteiro Jr., explica que uma das metas da iniciativa é a formação de mil profissionais e a elaboração de uma vitrine de soluções para o setor atacadista e distribuidor. “Todas as fases do Sincades Tech foram pensadas em desenvolver um ecossistema de negócios ainda mais forte no Estado, em que temos grande potencial de crescimento, e também no Brasil, já que esta é a primeira iniciativa de inovação aberta do setor em todo o país. Por meio da união entre comunidade acadêmica, mercado e instituições públicas, vamos desenvolver soluções para que no futuro o Espírito Santo não perca uma empresa sequer e continue e em condições de avançar”, destaca.


Texto elaborado por: Alfa Comunicação Estratégica